De volta em 2014 inspirada por mobilizações

Após um longo inverno de altos e baixos com o tema ambiental e a arte da escrita, volto agora a postar no ANM.

Um dos pontos que me motivaram foram as crescentes discussões sobre a conservação das lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá no Facebook, lideradas pelo biólogo Mario Moscatelli; assim como o movimento Meu Rio, que já tem um portal para organizar as pressões populares aos governantes da cidade, para que estes atendam nossas necessidades mais urgentes, como saneamento, mobilidade e segurança.

Veja aqui algumas informações sobre esses dois movimentos:

O biólogo Mario Moscatelli, pós-graduado em Ecologia, lidera o projeto Olho Verde, em que fotografa o complexo lagunas de Jacarepaguá e os afluentes da Baía de Guanabara, documenta e divulga o estado de degradação em que estes sistemas se encontram. Os culpados pela contaminação e assoreamento são o esgoto e demais resíduos químicos e sólidos despejados todos os dias nas áreas. Crédito: Projeto Olho Verde.

Moscatelli observa os ecossistemas do Rio, no alto do helicóptero que atende à “Aliança Rebelde”, ou como apelida sua equipe.  Foto: Projeto Olho Verde.

Mario Moscatelli é pós-graduado em Ecologia e lidera o projeto Olho Verde, em que fotografa o complexo lagunar de Jacarepaguá e os afluentes da Baía de Guanabara. Após os vôos, divulga em seu perfil no Facebook o estado de degradação em que estes sistemas se encontram, através de fotos reveladoras.

Bacia hidrográfica de Jacarepaguá contaminada por cianobactérias que se alimentam de matéria orgânica. Foto: Projeto Olho Verde.

Bacia hidrográfica de Jacarepaguá contaminada por cianobactérias que se alimentam de matéria orgânica. Foto: Projeto Olho Verde.

Os “culpados” pela contaminação e assoreamento dos rios, segundo Moscatelli, são o esgoto e demais resíduos químicos e sólidos despejados todos os dias nessas áreas.

Ele já organizou uma passeata, que aconteceu em dezembro de 2013 no deck da Joatinga (nós do ANM comparecemos, inclusive com nosso cachorro, Woodi). Recentemente, um grupo seguidor do perfil do biólogo na internet tem especulado sobre uma nova manifestação que acontecerá em duas semanas.

Lagoa de Marapendi, ao lado da Praia da Reserva, recebendo esgoto do Canal das Taxas, que deságua pela direção do Recreio. Foto: Projeto Olho Verde.

Lagoa de Marapendi, ao lado da Praia da Reserva, recebendo esgoto do Canal das Taxas, que deságua pela direção do Recreio. Foto: Projeto Olho Verde.

Esse vídeo mostra o Moscatelli explicando o passivo ambiental que o complexo hidrográfico do Rio vive, às vésperas de uma Olimpíada.

Manifestação da Rede Meu Rio, no inicio de 2014, pelo aumento da rede de saneamento do Rio. Foto: O Globo.

Manifestação da rede Meu Rio, no inicio de 2014, pelo aumento da rede de saneamento do Rio. Foto: O Globo.

Os integrantes da organização Meu Rio se mobilizam para participar ativamente dos processos de decisão da cidade. Todas as mobilizações criadas por cidadãos que aderem ao projeto, ganham o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que mantém ativas plataformas de divulgação e pressão como o Panela de Pressão, o Imagine e o De Olho.

Baseada em critérios públicos, essa equipe seleciona as mobilizações mais relevantes e oferecem suporte com estratégia, pesquisa, articulação e comunicação para aumentar a chance de que os objetivos sejam conquistados.

Esse é o site da rede.

Manifestação pela campanha Verão do Saneamento, ocorrida em Copacabana, em janeiro de 2014.

Manifestação pela campanha Verão do Saneamento, ocorrida em Copacabana, em janeiro de 2014.

E ambos no Facebook:

Moscatelli

Meu Rio

Espero que as iniciativas dessas pessoas favoreçam uma virada 360° quanto ao trato do meio ambiente do Rio, com ou sem a “motivação” proveniente dos grandes eventos esportivos que nos esperam…

X)