Inspiração na web para pensar “glocalmente”

O Ambiente na Mente vem trazer ao “oceano” da web – e mais especificamente, ao oceano da sustentabilidade na web –  uma abordagem atual e jovem sobre a crise ambiental em que vivemos. Aqui, a criatividade e o potencial inspirador constituem nosso perfil.

Em nossa opinião, isso é o que faz as pessoas mudarem de opinião e hábitos: a inspiração seguida de uma reflexão sobre seu cotidiano, e dos demais à sua volta.

Vamos dar uma chance ao verde? Foto: Google Images.

Vamos dar uma chance ao verde? Foto: Google Images.

Se é que é possível proporcionar experiências a um internauta, frente a uma tela de computador, em poucos minutos: é o que queremos fazer! Pois a ideia é que você sempre saia daqui, com uma sensação positiva, ou mesmo disposto a fazer um pouco mais pela mudança de paradigma que necessitamos.

A verdade é que, algo está errado quando as árvores passam a ser simples provedoras de “serviços ambientais” e parecem se tornar pedintes de respeito e atenção. Assim como a maioria das espécies que nos rodeiam atualmente, como as abelhas e os rinocerontes em extinção, e toda a classe dos anfíbios, desaparecendo vertiginosamente.

A chamada fase do Antropoceno, focada no controle do homem sobre os demais biomas, deveria sofrer uma transição à filosofia Ecocêntrica, onde todos os sistemas sustentam harmoniosamente a teia da vida.

Essa busca de harmonia não depende apenas de transformações por parte da cúpula da ONU. Esse movimento pode começar se propagando diretamente com as pessoas que você se relaciona,  na maneira como você exerce seu trabalho, com os produtos que você compra, com os lugares que escolhe frequentar, com as marcas e profissionais que prestigia, ou mesmo, em como cuida de plantas, de seu lixo e do uso da água em casa.

As mudanças estão acontecendo a todo o tempo, o tempo todo, e as manifestações em nível mundial, refletem as necessidades básicas que – ainda, ou já – estamos passando. O pensamento “glocal” sugere que o bater de asas de uma borboleta, ainda que feito localmente, pode criar um tsunami global. Suas atitudes fazem parte desse oceano vibrante e interconectado.

Tenha o ambiente a seu redor, como o primeiro atingido por suas mudanças positivas de hábitos e consciência, e aqui no Ambiente na Mente, informe-se sobre o que de bom está sendo feito por tudo isso. Inspire-se e seja, de fato, a diferença que você quer ver no mundo.

Seja bem-vindo!

x)