Rio e São Paulo dividindo a água?

O fato que “melhor” emoldura o atual Dia Internacional da Água , nesse 22 de março, é a escassez histórica de água no reservatório do Sistema Cantareira em São Paulo.

Foto: Patricia Stavis.Foto: Patricia Stavis.

Há exatamente um ano, o sistema, responsável pelo abastecimento de água de 47% da Grande São Paulo – ou em torno de 8 milhões de pessoas – contava com 60,4% das suas reservas. Hoje, o sistema está sendo utilizado em apenas 14,5 % de sua capacidade, por conta dos baixos índices de chuva. É o maior nível de escassez registrado em duas décadas!

Histórico baixo nível de chuvas em São Paulo preocupa as autoridades. Fonte/ Sabesp.

Antes de se falar oficialmente sobre campanha de racionamento com a população, mas apenas um tímido aviso de desconto na fatura para quem consumir menos, o governo do estado está focado em um projeto antes previsto para 2020; a interligação dos sistemas de água de Rio e São Paulo.

O projeto visa captar água de um dos braços do Rio Paraíba do Sul, através de uma nova tubulação de 15 km que desaguaria no reservatório Atibainha, dentro do Cantareira. A proposta vai passar ainda pela aprovação da Agência Nacional de Águas, e em meio à crise, os governadores Alckmin e Cabral estão apresentando um leque de argumentações à mídia, defendendo opiniões opostas.

Juntos pela cooperação hídrica? Fonte: Michel Filho / O Globo.

Alckmin e Cabral atuarão juntos nesse momento emergencial? Fonte: Michel Filho / O Globo.

Cabral disse à reportagem do Jornal Nacional, não ser possível desviar uma só gota de água da rota pluvial carioca, pois “já vivemos uma escassez hídrica”. Já Alckmin se alia aos especialistas que defendem não haverem chances de impacto para o Rio nesse sistema de bombeamento recíproco. “Um sistema socorre o outro”, disse ele em matéria divulgada pelo R7.

Por ética e respeito ao precioso recurso, é interessante que todos os brasileiros, em especial os paulistas, abram mão daquele relaxante banho quente de vinte minutos, para uma rápida chuveirada que facilite a mesma chance ao próximo.

xI